sexta-feira, 7 de maio de 2010

Está tudo aqui?




Uma das melhores coisas em um dia de calor infernal é simplesmente andar em um ônibus vazio, silente, com bancos reclináveis e um ar condicionado tão forte que te faça tremer de frio olhando o sol pela janela - não apenas o sol, mas edifícios históricos mesclados com construções bem modernas.

Dormir não é coisa difícil nessas condições, o que não é fácil chama-se acordar. Eu nem queria sair do ônibus, pra ser sincero o suficiente... Antes de descer, comecei a matar a saudade, vendo o caminho em que tantas vezes trilhei rumo a meu primeiro emprego, e algo me chamou muito a atenção, roubou a cena em minha mente. Não, não era uma loirinha com belas pernas, ou talvez uma morena se agarrando no meio da rua com um outro alguém, o que me impressionou foi um mendigo.

Minha condução parou em um sinal, e eu olhei pela janela após acordar... E vi um homem sujo, barbudo - e não duvido que estivesse fedendo -, com duas caixas de papelão próximas, e ele as encheu com todo o jornal que conseguiu... Logo após, ele junta mais um saco preto, tão leve que eu diria não ter nada dentro, e pergunta-se: "Está tudo aqui?"

Ora! "Que tudo este homem fala?! Não compreendo...", pensei. Admito que no momento sorri levemente, um tanto irônico, mas logo minha mente se tornou tal qual uma rocha dentro de mim, e coloquei-me a remoer todo aquele momento. "Como tão pouco pode se tornar tudo para um homem?", pensava... O homem que domina terras, mata animais, subjulga a tudo e crê em sua própria inteligência e esforço, é o mesmo que chama "tudo" duas caixas de papelão e um saco vazio de plástico - o homem é escravo de si mesmo. Por qual motivo "tudo" não pode apenas ser "tudo"?

Tudo não pode restringir-se a um conceito somente, tudo são caixas de papelão com saco plástico, tudo é um automóvel, tudo é família, tudo é uma promoção ou emprego, tudo é a pessoa que você ama (uns dizem: "amo mais que tudo!" Como conseguem? Queria ao menos aprender, se é que isto é possível), ora, o que é tudo pra você? Para mim, tudo é aquilo que tua mente implora pra continuar viva, sobrevivendo dia após dia, as condições que ela te submete para que, em troca, te dê um sorriso e te faça pensar que nada te falta.

Está tudo aqui? Não, tudo não está aqui - falta-me...

(Lucas do Nascimento Magalhães)

6 comentários:

  1. Sabia que o senhor é um imitante muito chato?
    Fica escrevendo o que os outros pensam.
    Eu é que penso que as pessoas não são bonequinhos na rua. Que não são fantoches ocos. Têm sentimentos, uma trajetória... Atribuem diferentes valores aos aparentes detalhes do mundo.
    Coisa mais "acriativa"! (risos)
    Gente pequena sempre quer imitar gente grande! Fala sério! (risos)
    Sabe quem é né? hahaha

    ResponderExcluir
  2. Claro que eu sei quem é - é a É rica, rs. E você sabe quem anda copiando quem por aqui, eu não preciso nem falar, kkk.

    Sim, vê-los não é tão bom assim. Mas, o tanto que sofreríamos refletindo, tomando - imagináriamente - a dor deles, jamais igualará a tudo que eles passaram, e ainda passam - e Deus sabe até quando viverão pra passar.

    ResponderExcluir
  3. Só na 3ª leitura compreendi as entrelinhas. Brilhante associação, reflexão sincera. É tão chato comparar, cada qual suas dores e cada dor uma intensidade, mas na realidade, como sofrer por motivos banais quanto existem pessoas com muito mais motivos pra chorar?

    ResponderExcluir
  4. Sim, você tem razão.

    Porém, os corações são divergentes. Pessoas choram por cachorro, por exemplo. E eu não.

    Insensível? Jamais. Apenas a intensidade de sentimentos divergem de pessoa pra pessoa. Depende muito do valor que elas dão as coisas, e o que pensam, e por aí vai.

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante esta rflexao... parabens pelo blog... também tenho um e gostaria que realizasse uma visita pra ter oportunidade de comentar e seguir... assim quem sabe poderemos trocar experiencias... veja http://semomitirorealcotidiano.blogspot.com/
    abrços... ja estou seguindo o seu!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu chará, pelo elogio e comentário. Valeu também a presença aqui no Blog, seja bem vindo. rs

    ... até porque refletir um pouco nunca matou ninguém, pelo contrário, só fez crescer.

    Abração.

    ResponderExcluir